Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2022
Foto: acervo pessoal.
Devo admitir, sem meias palavras: Novembro é um mês muitíssimo especial! Por que eu acho isso? Vou explicar, enumerando diversas razões.
Trata-se do décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, adotado atualmente no mundo inteiro, ainda que alguns povos, por motivos religiosos, conservem outras formas de dividir e padronizar a contagem do tempo.
É o mês final da primavera, no Hemisfério Sul; e final do outono, no Norte. Não por acaso, são minhas estações favoritas hoje em dia (antes de mudar para o Rio, era o verão. Mudei de ideia, acho que dá para imaginar o motivo, rs). Esses períodos remetem a equilíbrio, além de nos presentear com um festival de cores, olfatos e sensações concedidos generosamente pela Mãe Natureza.
Novembro contém datas comemorativas de relevância no Brasil: dia 02, finados; Proclamação da República, no dia 15; a Consciência Negra é lembrada no dia 20. Datas que representam valores e aspirações ideológicas diversas, traduzindo um pouco do nosso caldo cultural. Tem gente que não liga, mas não dispensa o feriado! São pausas que nos trazem um conforto emocional. Se o trabalho dignifica, o descanso e o lazer glorificam.
Para reforçar, ainda somos agraciados com o Dia Nacional da Língua Portuguesa, no dia 05, e pela instituição do Direito de Voto da Mulher no Brasil, em 03 de novembro. São características culturais e conquistas históricas que nos dão orgulho de sermos brasileiros. Bom, eu acho.
Também há dias importantes para o nosso globo terrestre: dia 10, festeja-se o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento; o Dia Internacional do Patrimônio Mundial é comemorado no dia 16. E ainda, dia 12 é celebrado como o Dia Mundial da Gentileza. A gentileza é uma dádiva, tão necessária nos dias de hoje!
Muita gente boa está soprando as velinhas! O grande Paulinho da Viola completa 80 anos, em 12 de novembro. Alcione, no dia 21, faz 75. E Carlinhos Brown será um sexagenário no dia 23. E isso ficando só no afro e no samba, nossas matrizes musicais.
E sim, contamos com eventos que mudaram o rumo da nossa história! Há 85 anos, no dia 10, instaurou-se o regime do Estado Novo. Já o dia 29 de novembro de 1807 ficou marcado pela fuga da família real portuguesa para o Brasil, após a invasão de Portugal por tropas napoleônicas. Para o bem e para o mal, são episódios que nos definem hoje. Precisamos entender.
Nem só de guerra e de ditadura vive a humanidade. Há 40 anos, no dia 30 de novembro, Michael Jackson lançou o álbum “Thriller”, colocando a música pop negra em grande e merecidíssimo destaque no mercado fonográfico, revolucionando os costumes e a forma como lidamos com o movimento do corpo. Quem sacudiu o esqueleto ao som de “Thriller”, “Beat it” e “Billie Jean” sabe o que estou falando!
Sem falar que novembro é o mês dos temidos escorpianos...até quem não acredita em astrologia treme quando se está diante de um! Na real, trata-se do signo mais injustiçado do Zodíaco! Só tem gente boa no meio! É um pessoal que tem força de vontade, mostra determinação (quando quer, né?), tenaz, leal, sensual. Ok, o indivíduo que nasceu sob essa constelação não vai esquecer o que você disse ou fez há mil anos, pode até se vingar, mas tirando isso, é só paz e amor!
Bem, se essas razões não te convenceram, só me resta lembrar que o Alessandro, meu amor, nasceu no dia 04; e euzinha, no dia 10. Não preciso falar há quanto anos, né? Não somos celebridades nem nada...
Commentaires